Como Adotar?

 

Tem muita gente que não resiste à fofura de um pet. Mas, adotar no impulso só porque se encantou com o animal não é uma boa ideia. Existem vários pontos que devem ser pensados e levados em consideração antes de levar o animal para casa. Deve-se levar em consideração que o seu novo amigo poderá estar ao seu lado por mais de 10 anos. É uma vida inteira de amor, respeito, cumplicidade e responsabilidade.

E todo tutor vai precisar ter consciência de que irá gastar um tempo ,todos os dias, cuidando do pet. Portanto, antes de decidir pela adoção ou compra de um animal vamos conhecer alguns dos fatores que precisam ser levados em conta:

1. Disponibilidade financeira

Animal dá gasto e ponto final. Não é só com ração. Tem vacinas, medicamentos contra pulgas e carrapatos, consultas periódicas ao veterinário (principalmente quando ficam mais velhos), exames preventivos, etc…

Se você não tem condições de, pelo menos, dar o mínimo necessário para manter a saúde dele em dia, NÃO tenha o animal. E, se você tem condições financeiras para tudo isso, mas nem passa pela sua cabeça ter esses gastos, faça um favor a si mesmo, não adote e nem compre.

2. Disponibilidade de tempo

Você vai precisar cuidar do seu pet todo dia. Não importa a raça. Ele precisa de cuidados diários. Não é só deixar a comida e a água à disposição.

3. Paciência

Se só de ler tudo isso, você já está sem paciência, desista. Animais são como crianças. É um teste de paciência diário. Se você não tem disposição para isso, melhor não ter nenhum animal.

4. Espaço

De verdade, o espaço é o de menos. Animais gostam de conviver com os tutores e de ficar ao lado deles. Portanto, não importa o tamanho da sua casa ou apartamento, eles, com certeza se adaptarão. O importante é que você escolha o animal de acordo com a sua disponibilidade de tempo.

5. Adoção por impulso não funciona

Outro ponto importante é não adotar por impulso. A adoção tem que ser muito bem pensada para que depois você não se arrependa e queira se livrar do animal.

Portanto, antes de adotar, pondere sobre tudo o que leu acima. Se realmente estiver disposto a adotar um pet, procure o abrigo e escolha aquele que falar mais alto ao seu coração. Tenho certeza que vocês serão grandes amigos!

 

Para adotar um amiguinho da APAMS, o adotante deve comparecer à nossa sede, localizado na Avenida Projetada 2 n: 1052, Cidade Alta.
Certifique-se que seu quintal esteja apto(quintal fechado, limpo e com espaço para ele gastar toda a energia) a receber esse novo morador.

Antes que você leve o seu amigo para casa, você deverá agendar uma visita ao local onde o mesmo vai ficar, para termos a certeza de que o animal está indo para um bom lar, feito isso, se aprovado você volta ao abrigo fazer uma ficha de adoção do seu amigo.
Os animais adultos já vão vacinados, vermifugados e castrados. Os filhotes vão com carteirinha e poderão agendar a castração quando atingirem a idade adequada (ponto importante, não apenas para sua saúde, mas também para o controle da superpopulação). Por isso pedimos uma taxa de R$80,00 para nos ajudar no abrigo.

 

"Quando um animal abandonado aparece para você ajudá-lo, alguma lição você tem para aprender. Se você for capaz de virar o rosto e seguir adiante, esta lição foi deixada para trás e lhe fará muita falta."  -Mauro Arruda