Aprenda sobre cães sociáveis e socializados
Nesse artigo você aprende sobre socialização e sociabilidade dos cães. Entenda também sobre como tudo isso é importante para o seu cão. Importante para o bem-estar e qualidade de vida dele.
Aprenda sobre cães sociáveis e socializados

É possível encontrar cães sociáveis e socializados. Enquanto alguns cães também podem ser apenas uma dessas coisas. E também podem ser nenhum deles. Nesse artigo você aprende sobre socialização e sociabilidade dos cães.

Entenda também sobre como tudo isso é importante para o seu cão. Importante para o bem-estar e qualidade de vida dele. E também para o seu bom convívio com ele. Além de facilitar a rotina com o seu melhor amigo.

Sociável X Socializado

Cães sociáveis são animais que naturalmente gostam do contato com pessoas e/ou cães. No caso o peludo pode também ser sociável apenas com cães e outros animais, ou apenas com pessoas.

O que acontece geralmente é que o cãozinho gosta do contato por não ter vivido nenhuma situação traumática. Os cães sociáveis geralmente são aqueles que aceitam carinho de pessoas desconhecidas e/ou gosta da aproximação de outros animais também.

Os não sociáveis são aqueles que ficam desconfortáveis com a aproximação de pessoas e/ou outros animais.

O cão socializado é aquele que pode não se sentir confortável com a presença de outros cães e animais, mas mesmo assim consegue estar em ambientes com esses estímulos sem ter reações reativas.

O cão socializado também pode ser aquele muito sociável, que tem vontade de interagir com qualquer outro cão ou pessoa. Mas que consegue se controlar e conviver em ambientes com outros animais e pessoas se ficar chorando e puxando a guia, tentando pular em todos no seu caminho.

O que é mais importante?

É importante que os cães sejam sociáveis e socializados. Os cães tem mais qualidade e vida quando se sentem confortáveis nos ambientes em que frequentam. O que acontece é que se o cão se sente desconfortável com a presença de outros cães ou pessoas, ele pode desenvolver problemas comportamentais e até reatividade.

Os cães socializados por outro lado, ajudam você no convívio do dia a dia. Evita situações chatas nos passeios e pode ser muito mais tranquilo de passear com eles. É legal entender que nada disso é sobre um cão ser melhor ou pior que outro.

As situações são sobre o cão conseguir estar em situações de convívio social sem problemas. Tanto para o peludo quanto para as pessoas que estão no mesmo ambiente.

Se o seu cão não é sociável ou não é socializado. É possível resolver isso ajudando o peludo a aprender como estar em ambientes com outros animais e pessoas. Além de ser possível ajudar cães pouco sociáveis a ficar tranquilos nessas situações.

Como melhorar a vida do seu cão

Como foi falado, tudo isso é para melhorar a qualidade de vida do seu cão. Por isso entenda que é possível socializar o seu cão e também reverter aversão a animais e pessoas caso o seu cão tenha esse problema.

Esse artigo é muito mais para explicar a diferença entre os termos e sua importância. Mas se você tem um cão já reativo. Que chegue a atacar ao ser tocado ou quando outros animais e/ou pessoas se aproximam. O ideal é contratar um adestrador sério para fazer um trabalho de dessensibilização e contracondicionamento com adestramento positivo e muita paciência.

No caso de cães que são sociáveis, mas não são socializados, e acabam puxando a guia, pulando nas pessoas. Chegando bruscamente em outros cães. É importante começar não reforçando esse comportamento. Dando atenção e carinho apenas quando ele está calmo.

Fazer treinos de autocontrole e adestrar seu peludo também podem ajudar muito a diminuir essas atitudes muito exageradas.

Fonte: https://meuestilo.r7.com/bichos/webcachorros/aprenda-sobre-caes-sociaveis-e-socializados-27062019